“Por que se sindicalizar ?   O Sindicato não serve pra nada!

            Muitas vezes escutamos esta frase no trabalho, em casa ou numa mesa de bar.

            O sindicato é uma ferramenta de luta que defende os direitos e conquistas dos trabalhadores. E para continuar existindo é necessário que os trabalhadores se associem e participem da vida do seu sindicato. Como sabem, todo mês de maio, o nosso sindicato se reúne com o sindicato patronal para discutir e aprovar a Convenção Coletiva, garantindo assim, vários benefícios.

            O sindicato dá ao trabalhador, todo o apoio jurídico necessário, com advogados na área trabalhista. Tudo isso, para garantir seus direitos e é feito de forma individual ou coletiva, sempre que possível, preservando o sigilo de quem está denunciando.

            Sem sindicato, estaríamos trabalhando ainda 16 horas por dia.
            Muitos companheiros não lembram que os poucos direitos que os trabalhadores têm, hoje, são frutos de muitas lutas durante mais de cem anos. Estas batalhas para melhorar a vida dos trabalhadores se deram não só no Brasil, como no mundo inteiro. Vamos relembrar algumas destas conquistas.

            A primeira foi a redução e afixação da jornada de trabalho. A luta por sua redução começou mais de 150 anos atrás. Somente a partir dos anos 1920 os trabalhadores do mundo começaram a conquistar as 8 horas diárias. No Brasil foi em 1932. E tem mais; cem anos atrás não existiam o descanso aos domingos e as férias. Estas só vieram com milhares de greves, manifestações e à custa de prisões e mortes de centenas e milhares de trabalhadores do mundo inteiro.

            Quem não gosta do 13º salário? Quebra um galhão quando ele chega, não é? Pois é, as primeiras greves para conquistar o 13º começaram em 1953, em São Paulo. Mas este só foi reconhecido em lei em 1962, após nove anos de muitas lutas. Na véspera de o Presidente João Goulart assinar a lei, foram presos cinco mil metalúrgicos em São Paulo que estavam em greve, na frente do sindicato, para conquistar este benefício que já existia quase no mundo todo.

            E todas as outras conquistas foram fruto da luta organizada dos sindicatos, daqui e do exterior. É o caso das leis de aposentadoria, de acidentes de trabalho, da licença-maternidade. Enfim, é assim com tudo o que temos hoje, e muitos trabalhadores acham que esses direitos nos foram dados de mãos beijadas. Alguns chegam a dizer que a “empresa é uma mãe”, desconhecem os processos de luta e resistência dos trabalhadores e seus sindicatos na conquista desses direitos.

            Por isso precisamos do sindicato pra que ele possa conquistar novos benefícios e continuar fiscalizando se as empresas estão mantendo esses direitos conquistados com muita luta.

            SINDICALIZE-SE. Vamos fazer do SINTERTES um Sindicato forte!


                                                                                                                  
Preencha a sua ficha de sindicalização. Aqui.
Untitled
    Vitória,  ES.  -
Preencha a sua ficha de sindicalização. Aqui.
FALE CONOSCO
HOME
ASSOCIE-SE
DIRETORIA
CONVENÇÃO
JURÍDICO
MULTIMÍDIA
CONVÊNIOS