O que é o Sindicato ?

Sindicato é uma associação de pessoas do mesmo ramo de atividades que se unem para defender sua categoria e negociar melhoria nas condições de trabalho e salariais. Estudar a legislação pertinente, desenvolver atividades e programas para qualificar e requalificar seus pares e atendê-los quanto a questões jurídicas e previdenciárias.

Dá para perceber que são atividades complexas e que envolvem todas as áreas da relação de trabalho. As pessoas que se auto-indicam para fazer parte de uma diretoria tendem a compreender que estão se engajando em uma luta de vida.

São inúmeras as desvantagens de se "meter" nessa "roubada". Reuniões, cursos, negociações, representações, assembléias, mais reuniões, e mais um monte de pró-formas que só quem está envolvido pode contar. Além de tudo isso, vem à dedicação pessoal, que varia de membro para membro e a renúncia da vida pessoal. Não são poucos os casos de dirigentes que perdem suas famílias e casamentos por causa da luta.

Essa luta se trava contra a falta de informação da própria categoria, contra patrões inescrupulosos, contra prepostos  imbecis  e  a  mais  difícil  das  tarefas de um dirigente sindical, a luta para mostrar a categoria à importância de conhecer sua própria profissão, seus direitos e deveres, além da importância de sua participação como associado contribuinte tanto financeiramente quanto intelectualmente, para fortalecimento da categoria e da profissão.

O SINTERTES é o sindicato que representa a maioria dos trabalhadores em empresas de radiodifusão e televisão aqui no Espírito Santo.

A maior parte dos nossos associados vem dos radialistas regulamentados, aqueles que tem o registro profissional e que não são a maioria da categoria. Quando sentamos com os patrões para negociar reajuste de salários e melhoria ou manutenção das condições de trabalho, estamos negociando os reajuste do office boy, dos escriturários, dos auxiliares de escritório, das faxineiras, dos mecânicos, dos vigias, das recepcionistas, e etc. Todos são contemplados, mesmo aqueles que não são associados. A legislação não faz diferenciação entre os que são associados e os não associados.

O sindicato representa a todos, a diferença é quando um associado é dispensado, aí vem toda a estrutura do sindicato em favor deste. Precisamos que vocês se envolvam nesta luta, que participem de tudo, desde a contribuição financeira até a contribuição com idéias e manifestações de protesto, precisamos que vocês ocupem cargos na nossa diretoria. Só podemos reivindicar melhorias ou modificações se soubermos o que está te incomodando.

Por isso fazemos uma convocação, venha para o sindicato, contribua, pergunte a um diretor ou delegado sindical na sua empresa como é que você pode contribuir para a melhoria da nossa categoria. Pergunte a você mesmo, o que eu posso fazer para melhorar minhas condições de trabalho. O sindicato somos nós, eu e você, que nos preocupamos e reivindicamos, que apontamos os problemas e indicamos soluções.

Associe-se ao SINTERTES, venha contribuir com a categoria. Nós fazemos um trabalho sério e transparente, para que você possa saber de tudo que se passa na categoria e no sindicato.

A Diretoria.
Untitled
DIRETORIA   -  MANDATO   /   Dezembro  2016 / 2020
    Vitória,  ES.  -
FALE CONOSCO
HOME
ASSOCIE-SE
DIRETORIA
CONVENÇÃO
JURÍDICO
MULTIMÍDIA
CONVÊNIOS